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Endomarketing: conheça 6 dicas valiosas para aumentar a produtividade da sua empresa

Endomarketing | 4 min de leitura

Publicado em: 13 de fevereiro de 2019
Escrito por:
JÚLIA CASON JÚLIA CASON - Planejamento Digital/ Social Media

Esta postagem traz dicas que vão te ajudar a colocar o endomarketing como prioridade dentro dos negócios e motivar seus colaboradores, que são parte importante para o sucesso da sua empresa, utilizando a comunicação de maneira correta e nos canais certos.

Por que o endomarketing é importante? 

O endomarketing não se trata apenas de como sua empresa vai se comunicar com o cliente interno, busca melhorar a imagem corporativa perante os colaboradores.

Já ouviu falar que para convencer os clientes a comprar um produto ou serviço é preciso convencer também quem está por trás disso? É normal voltar a atenção para os lucros e produtos da empresa, mas é preciso pensar também nos colaboradores.

Leia o post “É endomarketing que fala?!” antes de conhecer as dicas abaixo.

1 - Crie tradições dentro da empresa.

Crie eventos internos. Um happy hour no escritório, por exemplo, é uma ótima opção. Esses momentos possibilitam maior integração entre colaboradores e trazem certa descontração para o ambiente.

2 - Compartilhe a Missão, visão e valores da empresa.

Toda empresa possui um motivo para existir, metas para alcançar e diretrizes para seguir. Para que tudo isso se torne realidade, é importante que os colaboradores realmente entendam esses aspectos. Através de palestras e dinâmicas, é possível instaurar uma cultura empresarial em que todos compartilhem dos mesmos objetivos e valores no trabalho.

3 - Crie um espaço para sugestões e considere opiniões.

Para desenvolver internamente o senso de pertencimento, é importante que os colaboradores sejam valorizados. Escute o que eles têm a dizer sobre o negócio. Dê espaço para que eles expressem opiniões, aplicando uma pesquisa de satisfação, por exemplo. Depois, discuta as sugestões e aplicações para que eles vejam que foram levados em consideração.

4 - Estimule relacionamento entre funcionários antigos e mais novos.

Com a rotatividade que existe nas empresas, é comum o convívio entre colaboradores com mais e menos experiência. Aproveite essa troca de conhecimento para o desenvolvimento do empreendimento, adotando, por exemplo, um sistema de mentores, em que cada pessoa contratada tem um colaborador mais antigo responsável por sua integração.

5 - Evite divisões no espaço físico de trabalho.

Muitas paredes, salas e divisões no escritório podem aumentar a fragmentação da equipe. O modo como as coisas estão dispostas faz toda a diferença. Um ambiente aberto permite que haja mais interação, além de diminuir o sentimento de superioridade de alguns em relação aos demais.

6 - Tenha uma ferramenta para auxiliar na comunicação interna.

Conheça o I-ENDO, uma plataforma de endomarketing e comunicação interna que facilita a organização e o controle de projetos em um só lugar e contribui para que o relacionamento e a comunicação com os colaboradores estejam em perfeita sintonia.

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