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Saiba como melhorar a comunicação interna da sua empresa

Endomarketing | 4 min de leitura

Publicado em: 01 de abril de 2019
Escrito por:
RENAN RENAN - Atendimento de contas

Quando se fala em comunicação interna, muitas pessoas acreditam que tudo se resume apenas em criar um material e divulgar para o público interno. Na prática, a complexidade e execução, vão além dessa visão simplória do que de fato é se comunicar dentro de uma empresa. Inúmeros fatores são essenciais para que a comunicação seja assertiva e cumpra o seu objetivo.

Posso afirmar que, para que as coisas deem certo, é preciso que três principais estratégias se cumpram: criar uma linguagem adequada ao público que irá recebê-la, entender quais são os canais de comunicação disponíveis e em que momento usá-los e, principalmente, dar credibilidade na informação passada para que os colaboradores confiem no que está dizendo.

A mensagem certa para o público certo 

Quando se trata da linguagem a ser utilizada, é preciso entender que de um único canal podem sair mensagens para públicos diferentes. A mesma caixa de e-mail marketing, que convida os colaboradores a participarem de um festival de foodtruck que acontecerá na empresa, leva também a mensagem de um diretor avisando sobre a mudança estrutural da companhia. Entender o tom de comunicação que deve ser usado para os diferentes públicos de uma única empresa, é crucial.

Aproveite os canais de comunicação 

Outro ponto importante para melhorar a comunicação na empresa, é entender e explorar os canais disponíveis. Em uma única companhia, podem existir dezenas de meios de comunicação para serem utilizados. Criar uma frequência de utilização e direcionar temas para canais específicos podem fazer com que a comunicação seja mais fluída e acessada de forma mais coerente pelos colaboradores, por exemplo: fazer do mural fixo um ponto de informações rápidas e importantes para que os colaboradores, ao chegarem no ambiente de trabalho, já se deparem com conteúdos pertinentes a sua rotina ou informações de algo que acontecerá naquele dia.

A credibilidade a favor da autoridade na informação

Por fim, temos que dar credibilidade às informações que estamos divulgando. Um dos grandes inimigos da comunicação empresarial é “driblar” as conversas de corredores, a famosa “rádio peão”. De alguma forma, alguns assuntos chegam antes para os colaboradores que para a equipe de comunicação. Na prática, vencer esse desafio é bem simples: ser o mais transparente possível. Saber contar uma história e entender o prazo correto de divulgá-la faz toda a diferença. Nunca falar uma coisa e voltar atrás depois.

As informações devem estar sempre bem alinhadas com a diretoria e ao negócio da empresa, pois qualquer deslize ou “errata”, compromete todo o desenvolvimento de comunicação e, consequentemente, faz com que percamos a credibilidade naquilo que estamos divulgando.

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