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Live Marketing: foco no engajamento

Notícias | 4 min de leitura

Publicado em: 10 de abril de 2019
Escrito por:
THALITA THALITA - Redatora

“Se sua marca não atender ao consumidor digitalmente nativo do mundo de hoje, perderá a oportunidade de se mostrar confiável e construir conexões profundas com ele” (Meio&Mensagem, 2018)

Num mundo que gira cada vez mais rápido, onde as pessoas são impactadas com uma quantidade incrível de informações, a atenção do público está mais seletiva. Se antes era suficiente mostrar a marca e os produtos da empresa para conseguir bons resultados, hoje isso já não basta. Conquistar o público agora vai além de fazê-lo comprar. O engajamento é o foco. E nada como uma boa experiência para gerar interação entre marca e público. Ações que motivem as pessoas e promovam a empatia. Eis a receita do Live Marketing, aquele que acontece ali, ao vivo e em cores, ao lado do público. Junto com o público.
 

Também conhecido como Marketing de Experiência, o Live Marketing esfrega na cara de outras táticas efêmeras, e muitas vezes desintegradas, que proximidade é o que conta. Que é preciso entender de gente, encantar, surpreender e fazer as pessoas vivenciarem momentos importantes, que ressignifiquem suas percepções. É assim que elas se tornam fiéis, engajadas, verdadeiras defensoras da marca.

E se com o público em geral esse tipo de ação já tem um impacto muito positivo, dentro das empresas essa estratégia fortalece, e muito, a organização, seus valores e sua cultura. Foi assim com a Ypê Química Amparo, empresa com quase 5 mil colaboradores espalhados nas unidades em São Paulo, Bahia e Goiás, além da matriz em Amparo/SP, patrocinadora do projeto Observando Rios, da ONG SOS Mata Atlântica, que reúne e mobiliza pessoas de todo o Brasil pelo cuidado com as águas, visitando, coletando e analisando a qualidade da água nos rios do país.

No ano em que o Fórum Mundial da Água foi realizado no Brasil, uma equipe da Ypê participou do evento em Brasília, já que o cuidado com o meio ambiente é um valor muito arraigado na empresa. E, se a Ypê inteira não pôde ir ao Fórum, a Álamo ajudou a levar o Fórum até cada pessoa na Ypê.

Veja a seguir como foram idealizadas e realizadas as ações de engajamento durante a participação da Ypê no Fórum Mundial da Água:

• Enquanto o fórum acontecia em Brasília, os colaboradores participavam de diversas ações.

• Na unidade de Amparo, foi montado um lounge temático com exposição de fotos do projeto para ambientar e contextualizar os colaboradores.

• Além de comunicados, vídeos e camisetas para envolver todo mundo, os colaboradores podiam enviar frases sobre a importância do cuidado com o meio ambiente em um hotsite exclusivo. As 40 melhores frases ganhavam camiseta e caneca.

• No hotsite, eles também podiam se cadastrar como voluntários no projeto Observando Rios.

• O resultado: houve crescimento de 287% no número de voluntários no projeto, considerando apenas os cadastros pelo site.

Ganhou a Ypê, com seus valores fortalecidos. Ganharam os novos voluntários, com o propósito de deixar o mundo melhor. Ganhamos nós, com rios mais limpos e meio ambiente sadio.

Com esse sucesso e o apoio estratégico e de produção da Álamo, a Ypê tornou o Live Marketing base da estratégia de comunicação interna, transformando outras campanhas, como Dia da Mulher, Dia das Mães e Atividades Promocionais, em grandes ações.

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