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O propósito da marca no centro da estratégia

Digital | 2 min de leitura

Publicado em: 11 de abril de 2019
Escrito por:
THALITA THALITA - Redatora
TELES TELES - Gerente de conteúdo

Como se constrói uma marca? Em tese, simplista, se trata de gestão ou conjunto de ações estratégicas que objetivam tornar a marca mais conhecida, mais desejada e positiva na mente e coração dos consumidores. Está diretamente ligada à percepção das pessoas em relação à empresa.

Dos anos 1990 em diante, grandes empresas brasileiras começaram a incorporar demandas socioambientais e de economia sustentável que se tornaram indissociáveis do tripé: missão, visão e valores. A própria noção de branding ainda não havia sido absorvida e “imagem” de marca era uma noção simplesmente estética relacionada ao logotipo ou à publicidade. Se muito, era uma preocupação do departamento de Relações Públicas.

No marketing moderno, após as transformações ocasionadas pela conectividade e comportamento do consumidor, é preciso adotar novas práticas de relacionamento e consumo. Sim, o Meaningful Marketing veio para preencher essa lacuna.

A Álamo tem um propósito claro: gerenciar marcas que ajudam pessoas e, consequentemente, contribuir para um mundo melhor. Marcas que têm relevância na vida de seus clientes e buscam uma relação justa em que os dois lados ganham [entre marcas e pessoas].  Empresas que atuem como verdadeiros agentes transformadores na sociedade, no mundo. Empresas como a Microgeo, que busca gerar valor na vida das pessoas. 

A Microgeo®, por exemplo, busca o equilíbrio sustentável através de seu adubo biológico. O departamento de P&D da empresa investe constantemente em pesquisas científicas do produto, em parceria com diversos institutos e universidades, para atestar a eficácia do Adubo Biológico e garantir a atuação na biodiversidade. A empresa busca ser uma aliada do produtor rural e acredita que preservar a vida do solo agrícola é assumir uma boa relação com o presente e futuro do planeta. Essas histórias precisavam ser compartilhadas. Não somente pelos tradicionais comerciais de 30 segundos na TV ou anúncios de revista. A Álamo, em parceria com a equipe Microgeo®, promove depoimentos e histórias reais de produtores que veem o adubo como um importante aliado.

Se antes a responsabilidade social corporativa e marketing de causa eram o estímulo para as empresas repensarem suas atividades centrais de marketing e seus atos de cidadania corporativa, hoje devem se conectar com os consumidores não mais por interrupção. Negócios e marcas se misturaram estrategicamente para criar experiências que garantam de forma mais concreta que o futuro seja melhor que o presente.

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