Blog Raízes

O silêncio necessário nos negócios: 5 dicas valiosas

Notícias | min de leitura

Publicado em: 20 de março de 2019
Escrito por:
NANDO NANDO - Diretor Executivo

Silêncio nos negócios? De cara, pode parecer um paradoxo. Mas, sim, é sobre exatamente esse pseudo paradoxo que quero falar: sobre a necessidade de praticarmos o silêncio num ambiente tão barulhento que é o mundo dos negócios, local que – diariamente – nos convida à barulheira.

O silêncio que quero trazer para esse artigo é o da nossa mente. Um silêncio tão necessário para a tomada de decisão e assertividade na gestão ou condução de projetos e ideias.

Vantagem de ter uma mente silenciosa

Uma mente silenciosa é capaz de desacelerar o fluxo natural de pensamentos ao qual somos submetidos ao longo de nosso dia, no cumprimento de nossa agenda. Uma mente, repleta de demandas, decisões, reuniões e planilhas de micro ou macrogerenciamento de cenários, projetos e ideias.

Parece loucura falar de silêncio no mundo corporativo. E é. Silêncio e negócios são conceitos que se estranham e dificilmente caminham juntos. Mas é aí que está o grande desafio para o qual chamo a sua atenção.

A Síndrome do Pensamento Acelerado afeta milhares de pessoas que padecem da dispersão dos pensamentos e do enfraquecimento no poder de decisão, visto que suas mentes estão repletas de questões inúteis ou desnecessárias, interferências e ruídos. É preciso buscar a condensação. Só ela é capaz de silenciar a mente e nos fortalecer. Então, o que convido você a fazer agora é refletir sobre como anda sua mente para que você consiga fortalecer seus pensamentos e, deste modo, nutrir um dia mais produtivo e menos disperso.

 

5 dicas para te ajudar a compreender o silêncio

 

1 - Cultive o Silencio

Entenda que ao cultivar o silêncio, diminuímos os ruídos internos: ansiedades, irritabilidade, medos. E diminuindo os ruídos internos ficamos mais protegidos de tomadas de decisões equivocadas.

2 - Lide com os problemas

Perceba que, em silêncio, você será capaz de lidar com os problemas e desafios diários com mais segurança e tranquilidade. Você deixará a agitação fora da sua agenda.

3 - Conheça os benefícios

Compreenda que uma mente silenciosa é cristalina, menos intensa, mais relaxada e mais propensa a ouvir. Quando do contrário, ao sustentar uma mente agitada, somos tendentes a não escutar. O silêncio nos mantém presentes.

4 - Tente silenciar sua mente

Aprenda que somos uma máquina de pensamentos e isso não podemos mudar. Seria uma perda de tempo e precisamos dessa máquina ativa. O que temos que entender é que, ao silenciarmos essa máquina, nos deparamos com a quietude. Essa sim é muito poderosa e nos ajuda a dar fim à exaustão.

5 - Não tenha medo do silêncio

Por fim, aprenda a não ter medo do silêncio. Mesmo não sendo um ambiente natural para ele, o mundo dos negócios precisa de pessoas com mentes silenciadas e tranquilas. Desacelerar não é perder tempo, é estar mais presente. É tornar o ambiente propício para a mente poder agir com todo seu poder.

 

Então, confie no silêncio e em como ele pode fazer você ter um dia – mesmo que atarefado e repleto de desafios – mais tranquilo e certeiro. Com a mente silenciada e pacífica, deixamos de ser marionetes de nossos pensamentos e encontramos estabilidade interior, nos blindamos das influências externas que nos enfraquecem, nos deixam ansiosos e sugam nossa energia.

Você está no controle de sua mente. Pratique o silêncio.


Tags:

Compartilhe:

Mantenha-se informado com as nossas
notícias de comunicação e inovação.

Deixe seu contato para receber conteúdos novos.

Participe: